Diversificação de investimentos: 3 dicas pra elevar a rentabilidade

A diversificação de investimentos é, com certeza, uma das primeiras instruções que você vai encontrar ao entrar no mundo do mercado financeiro. Ter uma carteira de investimentos com diferentes tipos de aplicações, além de lhe proteger de sazonalidades e oscilações da economia, lhe dá maiores chances de rentabilidade.

No entanto, muitos investidores ainda não adotam essa prática e reúnem os seus recursos em uma só aplicação, o que aumenta consideravelmente os riscos.

Para começar a diversificar os seus investimentos, existem 3 importantes dicas que você pode colocar em prática. Confira quais são!

1. Escolha investimentos de diferentes localizações geográficas

Os acontecimentos no mercado financeiro e os riscos atrelados a uma aplicação apresentam grandes diferenças de acordo com a localização, principalmente se você for comparar Brasil e Estados Unidos, por exemplo. Um mau resultado da bolsa de valores de um país não quer dizer que houve uma queda em outras bolsas.

Contudo, é possível ter diferentes aplicações dentro do mesmo território. Sendo assim, para a diversificação dos seus investimentos, busque aplicar o seu capital em diferentes títulos. Procure por empresas situadas em regiões distintas e com comportamentos econômicos diferentes. Com isso, você evita ser atingido por crises locais.

2. Diversifique os seus ativos

O mercado financeiro disponibiliza inúmeros tipos de ativos que devem ser escolhidos de acordo com os seus objetivos e perfil de investidor. Então, outra dica saudável para a diversificação de investimentos é apostar em tipos diferentes de ativos.

Para isso, eles podem ser de renda fixa, em que você saberá antecipadamente a sua rentabilidade e apresentam menos oscilações. Você pode ainda optar por aplicações de renda variável, que apesar de apresentar mudanças e volatilidade, podem lhe render ótimos resultados.

3. Distribua os resultados

Assim como existem diferentes tipos de aplicações que permitem uma grande diversificação de investimentos, você pode escolher vários períodos para resultados. Com isso, tem aplicações que funcionam melhores a curto prazo e outras a médio e longo prazo de maturação.

Essa distribuição de prazos e resultados permite diferentes resgates e melhores resultados futuros, já que não dependerá tanto de oscilações ou crises no mercado financeiro.

Vale ressaltar que é preciso mais cuidado ao gerenciar os seus investimentos. Uma carteira de investimentos diversificada dificulta o acompanhamento individual do comportamento de cada aplicação e a percepção de alterações.

No entanto, esse ponto não é considerado necessariamente como uma desvantagem, pois hoje você pode contar com as plataformas e aplicativos para o gerenciamento dos seus investimentos e bens.

Por meio dessas plataformas você poderá acompanhar todo e qualquer comportamento dos seus investimentos de um só local, de forma fácil e rápida. Dessa forma, poderá identificar possíveis riscos e tomar decisões a tempo de corrigi-los.

A diversificação de investimentos é uma prática saudável e indicada para todos os perfis de pessoas que buscam bons resultados. Então, busque por investimentos que cumpram com os seus objetivos e conte com a ajuda de uma boa plataforma de gerenciamento.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então assine a nossa newsletter e receba as novidades na sua caixa de e-mail!