Entenda o que é Bitcoin e como investir nessa criptomoeda

Você já deve ouvido falar sobre investir em criptomoedas — assunto bastante comentado ultimamente. Elas têm sido uma fonte constante de interesse e confusão desde que entrou no mercado há mais de cinco anos. Porém, é possível que você ainda possua algumas dúvidas sobre o que é Bitcoin.

Pensando nisso, separamos este artigo para esclarecer algumas dúvidas a respeito dessa moeda virtual tão famosa. Confira a seguir o que é Bitcoin e como investir nessa criptomoeda!

O que é Bitcoin?

Simplificando, Bitcoin é uma moeda digital descentralizada, que não há governo, instituição — como um banco, por exemplo — ou outra autoridade que o controle. Os proprietários são anônimos e, em vez de usar nomes, a moeda virtual conecta compradores e vendedores por meio de chaves de criptografia.

O Bitcoin não é emitido de cima para baixo como moeda tradicional, em vez disso, ele é “extraído” por computadores poderosos conectados à Internet.

Como funciona essa criptomoeda?

Quando você compra um Bitcoin, você está adquirindo uma senha para uma moeda única, que é uma combinação de chave pública e privada, semelhante a um nome de usuário e senha.

A chave pública é como o seu endereço, dizendo às pessoas onde elas podem enviar Bitcoins. Já a privada é uma senha de 64 caracteres para uma criptomoeda específica, ou seja, ninguém além de você verá sua chave privada.

É como a chave para uma caixa de correio bloqueada. Desde que as pessoas conheçam sua chave pública, elas podem lhe enviar cartas, mas somente o indivíduo com sua chave privada pode acessar essas cartas.

Da mesma forma, poderíamos ter uma chave pública e não saber qual é a privada. Mas se alguém assinasse uma mensagem com a segunda, poderíamos definitivamente confirmar que é a contrapartida da primeira.

Quais as maneiras de investir em Bitcoin?

Primeiro você precisa escolher uma carteira de Bitcoin e uma troca (você deve ter um momento para revisar o que são cada um desses itens). Com isso dito, a solução mais simples para um novo investidor é configurar uma conta de banco de moedas.

Depois de ter sua carteira e configuração de troca, você está pronto para negociar. Comprar Bitcoin em um banco de moedas é muito simples mas limitado: você adquire no preço de mercado, paga um prêmio, e é isso.

No entanto, comprar em uma bolsa é como adquirir uma ação, definindo uma ordem de limite para a aquisição (isso indica quanto você está disposto a gastar).

Quais os cuidados necessários para fazer esse tipo de investimento?

Antes de mergulhar no Bitcoin ou em outras moedas digitais, você precisa entender os riscos. O primeiro é a volatilidade: é normal que os preços subam e desçam 30% em um único dia. E o segundo é o futuro incerto.

Isso significa o cuidado de apenas investir tanto quanto você está confortável em perder, não mais do que 1 a 2% do seu portfólio geral.

Quais as vantagens de investir em Bitcoin?

Provavelmente, a principal vantagem é a capacidade de transferir Bitcoins quase de graça. Se você pagar em cheque ou por cartão de débito ou crédito, geralmente há taxas, que com o tempo podem aumentar significativamente. Já o Bitcoin tem custos de transação incrivelmente baixas ou mesmo gratuitas.

Outra vantagem é o fato de você controlá-lo: na sua carteira, seu Bitcoin é intocável por governos ou bancos.

Quais os riscos desse tipo de investimento?

Como investimento e moeda, o Bitcoin é muito arriscado. Quando você acorda de manhã, sabe exatamente o quanto um dólar pode comprar, no entanto, o custo de um Bitcoin é altamente volátil e pode variar muito de dia para dia — e até de hora em hora.

Transações de Bitcoin não podem ser rastreadas de volta a indivíduos — eles são protegidos, mas também obscurecidos através do uso de chaves de criptografia.

Esse anonimato pode ser atraente, especialmente com empresas e profissionais de marketing que acompanham nossas compras, mas também trazem desvantagens. Você nunca pode ter certeza de quem está lhe vendendo Bitcoin ou comprando de você.

Quer ficar por dentro de todas as novidades e saber mais sobre o que é Bitcoin? Siga-nos no Facebook, Twitter e no Linkedin agora mesmo!